sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Técnicas Mistas

Algumas pessoas sentem dificuldade com a utilização de vários materiais em uma única ilustração ou desenho. Talvez por medo de como os materiais irão reagir ao se mesclarem, ou até (quem sabe) apenas por comodidade.

Eu gosto bastante de misturar materiais. Faço isto em grande parte de meus desenhos e sempre tenho gratas surpresas.
Uma boa dica para que tudo dê certo, é ter o cuidado de ver o que poderia interagir de forma harmônica.
Por exemplo:

Copic Markers são um exemplo de marcadores a base de Álcool (existem outras marcas muito boas, mas esta é a que eu utilizo normalmente). Por isso, não se alteram com facilidade se utilizadas juntamente a técnicas aguadas. Então porque não, utilizar aguadas próxima ou mesmo por cima do resultado já seco dos marcadores?

Aqui utilizei Marcadores cinza para a personagem e uma caneta Koi (que é a base de água) para o background:


No caso a seguir, fiz o desenho todo a carvão.
Era uma ilustração com tema de terror. Mas ao terminar, senti que estava faltando algo. Respirei fundo e acrescentei aguada ao carvão! Felizmente foi uma nova boa surpresa!


É bem interessante os resultados que podem ser obtidos com estas misturas.
Elas podem ser utilizadas como parte grande e significativa da ilustração ou apenas para alguns detalhes! Se você quiser uma variação na textura, por exemplo.

Neste caso, tanto no background quanto no dragão foram utilizadas Aquarelas. Nos detalhes mais claros do dragão, onde haveria luz, utilizei lápis de pastel seco branco. Com isso, consegui uma textura que me agradou bastante!


A utilização de técnicas mistas tendem a enriquecer seu trabalho, e certamente serão um valioso diferencial. Alguns materiais irão gerar um certo temor em fazer a mistura, mas arrisque! O resultado pode lhe surpreender positivamente!

Espero que esta dica tenha ajudado.
Em caso de dúvidas, comentem, sugiram assuntos, e acima de tudo, desenhem bastante!



4 comentários:

  1. Muito Bom! tentarei alguma coisa parecida. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me rendeu uma grata surpresa quando arriscou utilizar aquarelas, Gabi! Fico muito feliz com sua evolução! :)

      Excluir
  2. Arriscar é sempre bom, mas eu, frouxo que sou, nunca deixo de escanear o desenho antes de fazer um teste com material novo. Vai que, né XD Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desapego é algo que a gente aprende, Edu! Fica tranquilo que quanto mais a gente se despreocupa, mais nos surpreendemos com os resultados de uma forma positiva. :D

      Excluir