sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sombra? Que se faça a LUZ!

Olá você que me acompanha todas as sextas aqui no blog! Muito bem vindo também você que me visita pela primeira vez!

Um dos tópicos que foram pedidos nos comentários era uma dica a respeito de luz e sombra.
Este assunto exige no mínimo 2 pontos: Conhecimento de pelo menos o básico do comportamento da luz em um objeto (luz, sombra, luz refletida e sombra projetada) e, ainda mais importante, o conhecimento do volume deste objeto.

Abaixo um exemplo de iluminação de dois objetos diferentes:



Nos dois objetos, existe a área em que a luz chega com mais força (zona iluminada ou luz) e outra onde a luz não atinge (zona não iluminada ou sombra).
Na área onde a sombra domina, existe uma reflexão da luz (luz refletida). Esta é constituida pela luz que atinge os arredores do objeto e reflete nele parte desta claridade numa área onde só a sombra deveria dominar. Por último, está marcada a sombra projetada, que é o que vemos na superfície onde o objeto se encontra (o que normalmente chamamos de sombra quando vemos nossa silhueta no chão ao sermos iluminados por um poste à noite).



Conhecer a superfície e volume do objeto que será sombreado, ajudará a definir o quão abrupta ou suave será a passagem da área de luz para a de sombra. E ajudará também a definir a forma da sombra projetada.

Ao conseguir visualizar estes princípios, basta definir de onde vem a luz, que tudo fará mais sentido!
Na personagem abaixo, não me utilizei de referência visual definida, mas, escolhi um ponto que seria a fonte de luz e utilizei a partir daí o bom senso!



Obviamente os materiais, texturas, se a fonte de luz é pontual ou difusa, tudo isto irá influenciar no resultado. Mas só começa a se acertar observando o mundo ao seu redor e estudando bastante!

Espero ter ajudado com a dica! Agora é hora de você deixar sua opinião! Quer dicas sobre algum assunto? Deixa aqui registrado! Desde já eu agradeço e até a próxima sexta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário