sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Para melhorar, lá vai a dica!

Sempre podemos fazer um desenho completamente "do nada". Mas ao fazer um desenho sem qualquer planejamento, há uma grande possibilidade de não conseguirmos passar a mensagem que queremos com a clareza que gostaríamos. As referências visuais são excelentes para que o acabamento, proporções e detalhes importantes se façam convincentes, mas ainda mais valioso que uma referência sensacional para seu desenho é boa noção de composição, pois deixará tudo mais interessante. Porquê? Vamos lá:

A composição, de uma forma simples, é basicamente a forma que os elementos são arranjados, como os organizamos dentro do espaço/superfície de trabalho. Uma composição boa e equilibrada faz com que seu desenho chame a atenção de uma forma bastante positiva.




Conseguiu ver algo de diferente? Não?!? Que tal olharmos então com um olhar um pouco mais cuidadoso, hein? :)

Vamos ver alguns tópicos que podem indicar um desenho planejado para ter uma composição bacana, pois vários elementos podem ajudar a valorizar seu desenho:

Exemplo 1 - A utilização dos terços (explorando a zona pesada e a zona leve do papel):


Nos dois terços superiores, normalmente podemos localizar os elementos mais leves do desenho, enquanto no terço inferior, os elementos mais pesados. Neste caso em especial, o rapaz que segura a moça está com os pés claramente alicerçados na zona pesada, enquanto ela, passeia levemente na parte superior do desenho.

Exemplo 2 - Existem as chamadas proporções áureas. Que se encaixarmos os elementos em certos locais da área trabalhada faz com que haja a valorização dos elementos. Aqui abaixo, temos o exemplo de uma destas proporções:


Exemplo 3 - Elementos que direcionam o olhar do observador também podem ser uma grande ajuda. Podem fazer parde do cenário de formas sutis ou mais evidentes, mas são uma ótima opção quando se quer definir para onde você gostaria que o observador olhasse.


 Exemplo 4 - Existem figuras que falam à mente, que geram informações no inconsciente como instabilidade (triângulo com o ápice virado para baixo, como no exemplo, gera este tipo de sensação) podem enriquecer seu desenho tornando ele mais dinâmico:


E aí, que tal olhar os desenhos e ilustrações com outros olhos e se perguntar o porquê de você os achar tão legais?!

Agora é a hora de deixar aqui seu comentário! Sugira um assunto, deixe sua opinião, e acima de tudo, desenhe bastante!


#dica #manga #composicao #casal #Blenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário