sexta-feira, 16 de maio de 2014

Os olhos do Mangá

Para iniciar com o "pixel direito" decidi abrir as postagens com uma dica bem bacana a respeito dos olhos no estilo Mangá.
Muitas dúvidas surgem na hora de desenhar esta parte tão marcante dos desenhos em estilo oriental.

Sempre gosto de começar tentando compreender como funciona o real, e a partir daí, desconstruir e estilizar. A estrutura de um olho em proporção realista/acadêmica é bem fácil de compreender:

1 – Temos uma esfera maior que equivale ao globo ocular inteiro. O branco do olho (Esclera) é a parte desta esfera que aparece para o observador.
2 – Há também um círculo menor, que equivale a íris (parte colorida do olho).
3 – E centralizado na íris há um círculo ainda menor, preto, de tamanho variável. que é a pupila.



Apesar do olho do Mangá ser, na maioria das vezes, MUITO maior que o olho de proporção real, suas estruturas são extremamente parecidas.




Quando a Íris do olho é aumentada no Mangá, nós acabamos afastando muito a pálpebra superior da inferior afim de comportar esta grande bola colorida que ela se tornou. Para que o olho continue em harmonia mesmo com esta separação das pálpebras, pode-se imaginar linhas guia em forma de "V" ligando as duas partes (a de cima com a de baixo). Fazendo isto, você conseguirá um olho de Mangá bem convincente e harmônico! A Pupila pode aparecer ou não dependendo do seu estilo pessoal (mas cuidado para o personagem não parecer cego!).




Em caso de dúvidas, comentem, sugiram assuntos, e acima de tudo, desenhem bastante!

Espero ter ajudado!

4 comentários:

  1. Excelente Matéria, muito instrutiva! Amei o Blog! Certamente me será de grande ajuda =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriela! Como pretendo que esta seja uma sessão periódica, se tiver sugestões de assuntos para as dicas, fique à vontade. :)

      Excluir
  2. A do V eu nao sabia. Obrigada pela dica! ^^
    Looking fwd to learning a whole lot more! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa forma de manter a coerência na hora de desenhar os olhos no Mangá. Com o tempo o uso desta guia se torna desnecessário. Mas é bom para treinar olhar. :)

      Excluir