sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Magia da Delicadeza

Olá você que me acompanha todas as sextas aqui no blog! Muito bem vindo também você que me visita pela primeira vez!

Uma coisa maravilhosa é se encontrar a harmonia em coisas tão diferentes. Todo o seu conhecimento pode acrescentar maravilhas aos desenhos, mas as maravilhas só aparecem quando estamos dispostos a enxergá-las.

Abaixo, lápis, Aquarela e Nankin e ajustes no Photoshop para tentar a magia da harmonia. Espero que gostem!


Agora é hora de dizer o que você acha! Fica a vontade e deixa um comentário! Eu já agradeço ^_^

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sombra? Que se faça a LUZ!

Olá você que me acompanha todas as sextas aqui no blog! Muito bem vindo também você que me visita pela primeira vez!

Um dos tópicos que foram pedidos nos comentários era uma dica a respeito de luz e sombra.
Este assunto exige no mínimo 2 pontos: Conhecimento de pelo menos o básico do comportamento da luz em um objeto (luz, sombra, luz refletida e sombra projetada) e, ainda mais importante, o conhecimento do volume deste objeto.

Abaixo um exemplo de iluminação de dois objetos diferentes:



Nos dois objetos, existe a área em que a luz chega com mais força (zona iluminada ou luz) e outra onde a luz não atinge (zona não iluminada ou sombra).
Na área onde a sombra domina, existe uma reflexão da luz (luz refletida). Esta é constituida pela luz que atinge os arredores do objeto e reflete nele parte desta claridade numa área onde só a sombra deveria dominar. Por último, está marcada a sombra projetada, que é o que vemos na superfície onde o objeto se encontra (o que normalmente chamamos de sombra quando vemos nossa silhueta no chão ao sermos iluminados por um poste à noite).



Conhecer a superfície e volume do objeto que será sombreado, ajudará a definir o quão abrupta ou suave será a passagem da área de luz para a de sombra. E ajudará também a definir a forma da sombra projetada.

Ao conseguir visualizar estes princípios, basta definir de onde vem a luz, que tudo fará mais sentido!
Na personagem abaixo, não me utilizei de referência visual definida, mas, escolhi um ponto que seria a fonte de luz e utilizei a partir daí o bom senso!



Obviamente os materiais, texturas, se a fonte de luz é pontual ou difusa, tudo isto irá influenciar no resultado. Mas só começa a se acertar observando o mundo ao seu redor e estudando bastante!

Espero ter ajudado com a dica! Agora é hora de você deixar sua opinião! Quer dicas sobre algum assunto? Deixa aqui registrado! Desde já eu agradeço e até a próxima sexta!!!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Todo dia é de trabalho!

Olá você que me acompanha todas as sextas aqui no blog! Muito bem vindo também você que me visita pela primeira vez!

Há tempos, veio ao Brasil um senhor do qual só ouvira falar. Havia visto vídeos gravados e seu trabalho me era alvo de muita admiração: Glenn Vilppu, um mestre em muitos sentidos.

Apesar de o acabamento ser importantíssimo para a apresentação de um desenho, a base é essencial! O treino e prática constante se tornam alicerce para a melhora da qualidade do traço.

Quando Vilppu veio às terras Alencarinas, transmitiu muito de seu conhecimento por onde passava, sempre com muita paciência e tranquilidade. Falava a respeito de desenhar de forma leve e fluida, de deixar seu traço seguir o fluxo e defendendo o exercício e prática constantes inclusive em seu estilo de vida. Ele, em todos os dias que o encontrei, desenhava o tempo inteiro. 

A página abaixo foi feita rapidamente pelo Glenn Vilppu em meu Sketchbook na ocasião. Ele me explicava a prática tanto para um desenho hiper realista quanto para um cartum cheio de movimento tinha princípios muito semelhantes.  


Com isso, o estudo não apenas baseado em foto, mas em pessoas de verdade, nos ajuda a aumentar a agilidade, movimento e naturalidade, não importa o estilo que se adote como preferido! Abaixo vão alguns desenhos feitos durante práticas com modelo vivo no Estúdio. Poses cronometradas e das mais diversas fazem desta uma prática importantíssima e desafiadora!





 Mesmo que não disponha de modelo vivo para isto, esta prática pode (e deve!) acontecer em vários lugares como livrarias, cafés, praças de alimentação, enfim, onde você estiver disposto a sacar seu lápis ou caneta, olhar ao redor e praticar!

Espero que tenham gostado, pois agora é hora de deixar seu recado! Fique a vontade para dizer o que achou! Continuem sempre praticando e até próxima sexta!